0

Araraquara: ocupação com tesão (por melhores condições de assistência estudantil)

sábado, 27 de abril de 2013.
Ave Butler!

Post que marca minha erguida de cabeça e retorno ás lutas-mesmo sendo só apoio moral:

Lembram do caso dos estudantes que foram sindicados porque estavam fazendo "coisa feia" na UNESP de Araraquara? Pois é, o bicho pegou por lá e os estudantes revoltados com a situação ( a expulsão de 5 alunos do alojamento por motivo torpe) se rebelaram e ocuparam.o campus.



PARA ENTENDER A OCUPAÇÃO EM ARARAQUARA


"- Têm moradia de graça, comida subsidiada no Restaurante Universitário e bolsa, e ainda querem beber e fazer orgia no espaço público?


Moradia estudantil como um espaço público comum é uma concepção que deve ser problematizada logo de início, pelo simples fato de que é um espaço de residência, as pessoas vivem lá (!), convivem e lidam com sentimentos de amizade, solidariedade e coletividade, e ademais, lidam com os sentimentos contrários. E é só por isso que as regras que servem para o parque, para a praça ou para a universidade, não podem e não devem ser as mesmas que para uma moradia estudantil. Pelo outro simples fato de que as pessoas moram lá e de que não são todas as pessoas que lá podem morar, mas um público restrito, que estão em uma situação específica de estudantes de uma universidade pública sob a condição de estudantes de comprovada carência econômica. Garantidos por lei no âmbito de Política de Assistência Estudantil no Ensino Superior Público, sob a perspectiva de que todos têm direito de acesso à educação, assim como de permanência, garantida pelo estado. Parece lógico, mas não se deu como direito a não ser através de lutas e não se dá na realidade a não ser através destas também.
Essa punição é justa por motivos de boa convivência, já que existiram incomodados com a ‘orgia’, a ‘suruba’, com o ‘verdadeiro bacanal’, o ‘ato sexual grupal’ ou qualquer outra denominação que foi empregada? O fato foi que os envolvidos, acusados e acusadores, tinham problemas pessoais, de convivência, como acontece em qualquer moradia, em qualquer espaço onde convivam mais de 100 pessoas diariamente. E os acusadores negando as instâncias próprias da moradia de resolução de problemas, como a assembleia, enviaram uma carta à direção e isso ocasionou em 5 expulsões. Revelando como o próprio corpo administrativo da FCL não considera o regimento sob o qual nos incita a irregularidade, que prevê 3 processos de punição: o 1º seria uma advertência verbal, o 2º uma escrita e o 3º a expulsão. A antiga direção, então, partiu para a 3ª instância e entendemos que isso se deu por motivos morais sim!
A situação é a seguinte, a ocupação está rolando desde terça-feira (23/04), e desde então um grupo de estudantes moradores e não moradores estão passando a noite no campus em solidariedade aos expulsos, como ato simbólico de que se já não possuem onde morar, então, vão morar no campus. "
Por Josiane Guarani-Kaiowá


Bonita atitude. Vamos à luta, galera!

No closet

Desbundai e putiái!

Deixe seu Comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Total de visualizações de página

 
Covil da Medusa. © Copyright | Template By Mundo Blogger |
Subir