0

"Todo barbudo é machista"*

quarta-feira, 22 de maio de 2013.
Ave Butler!

*ou "Exercendo o sagrado direito de generalizar e ser idiota"

Solanei...

Paulada feicibuquiana que resolvi dar em geral, inspiradx por essa maravilha de foto aqui:

(você sabe o que é "imberbofobia")

"Por falar em machismo, olha que coisa meiga SQN. 

Essa foto sintetiza muito bem o por quê de apoiarmos a campanha "Todo barbudo é machista (e todo fã de barba é cumplice)". Históricamente vemos que barba sempre foi o símbolo-mor de poder viril- o chamado "Chicote do Patriarcado".

Engana-se quem afirma que vivemos numa sociedade falocêntrica. Mentira! Sempre vivemos numa sociedade barbocêntrica. O ser viril e opressor não necessita jogar seu pênis sobre a mesa se seu falo simbólico fica pendurado debaixo do queixo.

Duvida?!? É só reparar as figuras de poder presentes em representações artisticas (desenhos, pinturas, afrescos, escultura) do Ocidente judaico-cristão-branco-mediterrânico, para constáta-lo. Todas as figuras de poder masculino, reis, dignatários, deuses, mestres, sábios... portavam barba como signo de superioridade moral, enquanto o imberbe era sempre o menino sem juízo, indigno de crédito ou o deus imoral. Com minimas excessões, como o Davi de Michelangelo, que é feito propositadamente imberbe para parecer um efêbo adolescente inexperiente.

Da mesma forma, a barba exprime um determinado fenótipo, branco e caucasiano. A existência ou ausência de pelos no corpo do homem varia de acordo om o lugar. Indios americanos não-miscigenados tendem a ter menos pelos que os europeus. Tanto que, dizem as fontes, os brancos ao chegarem por aqui, confundiram os locias com (adivinhem...) "mulheres" e "pederastas". Ou seja, campanhas pelo uso de barba são, além de violentamente machistas, racistas.

Então se vc curte homens com barba, beleza. Mas admita que vc está empoderando "O" simbolo de poder patriarcal por excelência. Não tem nada de "revolucionário" e "subversivo" nisso, pelo contrário trata- se duma milenar ferramenta de opressão cujo principal objetivo é impor autoridade sobre os "imberbes". Trata-sem tão somente de ajoelhar-se perante o cetro do macho-alfa troglodita dominador.

TODO BARBUDO É MACHISTA."



"Eu solano
tu aguentas
eles/elaas se zangam
Nós apanhamos"

Depois de ter exposto tal texto no meu Facebook,  recebi várias criticas, aliás muito boas, argumentando sobre a ressignificação da barba por grupos de contra-cultura, inclusive. Ótimos argumentos, não tenho como negar que a critica feita por grupos verdadeiramente revolucionários, como o Dzi Croquetes não era legítima, não tem como generalizar minha fala. Até porque este blog foi criado justamente para mostrar essas experiências e propor a quebra dos padrões de gênero.

Mas tenho recebido vários links, por exemplo apologizando a campanha imberbofóbica "Faça amor, não faça a barba" que demonstram que minha critica se aplica em muitos casos sim. Exemplo:

http://ocomico.net/10-motivos-para-nao-fazer-a-barba/

Vão dizer que o link é uma brincadeira, mas é muito divertido ver alguém te chamando de "idiota" e por que não dizê-lo, te rejeitando, só porque você não cabe no padrão estético. pior, é lindo ver "feministas radicais"  reproduzindo esse tipo de preconceito. E certamente é a elas que minha critica se dirige. Conheço vários homens barbados espetaculares, são meus amigos e até cumprimento eles na rua (kkk), mas quando entra em cena a opressão de gênero- como se o próprio gênero não fosse A opressão- vou sempre denunciar. Para grande parte de homens e mulheres, sim, o grande motivo para não fazer a barba é o machismo. E isso não é uma questão de barba ou não-barba ou uma simples questão de escolha, mas uma questão de poder.



No closet

Desbundai e putiái!

Deixe seu Comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Total de visualizações de página

 
Covil da Medusa. © Copyright | Template By Mundo Blogger |
Subir